fbpx

Transformação digital tributária: como ela impacta os negócios?

A transformação digital é um procedimento de integração de tecnologias nas rotinas das empresas que traz diversos benefícios aos seus processos. Um dos braços dessa tendência consiste na transformação digital tributária, que vem ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo e se tornando mais e mais essencial.

Se você quer aproveitar dessa novidade para gerar diferenciais competitivos ao seu negócio, continue lendo este artigo e entenda como o uso da tecnologia aliado a consultoria tributária está crescendo dentro das empresas, quais são as principais ferramentas e inovações utilizadas e os benefícios de aplicar essa transformação na sua organização!

O crescimento da transformação digital tributária

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e extensos do mundo. Existem dezenas de tributos e cada um deles tem suas próprias bases de cálculo, alíquotas, regras e peculiaridades. Além disso, as numerosas obrigações acessórias elevam os custos do setor tributário e aumentam os riscos da empresa cometer erros em seu cumprimento.

O Governo modernizou sua fiscalização com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), conforme a Receita, gerando um aumento de 48,67% no número de autuações. Mas os gestores também podem utilizar a transformação digital a seu favor para reduzir seus riscos.

De acordo com o estudo “Digitalização Fiscal: América Latina lidera a mudança”, da KPMG, 36% dos pesquisados investem em ferramentas tecnológicas no setor tributário para aumentar sua governança, minimizando ocorrência de multas.

As principais ferramentas e inovações utilizadas

Inteligência Artificial (IA)

A IA consiste em aplicações que buscam imitar o comportamento humano para realizar operações sem — ou com o mínimo — de intervenção do homem. Com essa tecnologia é possível automatizar o processo de análise, realização dos cálculos e o recolhimento dos tributos.

Por exemplo, a ferramenta pode ser aplicada no controle de mercadorias para tarifas alfandegárias, podendo ser usada para classificar dados de diversos sistemas rapidamente, o que minimiza erros e maximiza a produtividade.

Business Intelligence (BI)

O BI consiste na captação de informações de fontes externas e do sistema da empresa para realizar análises complexas. Os dados são consolidados em relatórios gerenciais, estatísticas, planilhas e gráficos que demonstram uma visão geral da empresa.

Esses instrumentos proporcionam tomadas de decisões mais inteligentes pelos gestores, já que permitem a identificação de falhas e dos melhores rumos a serem tomados pelas entidades.

Robotic Process Automation (RPA)

Termo em inglês que significa automação com uso de sistemas (robôs), consiste na automatização de tarefas operacionais e repetitivas como cálculos, envios, preenchimento de documentos etc. A tecnologia aumenta a eficiência e agilidade no setor, possibilitando a elevação do volume de trabalho sem contratar novos colaboradores.

Os principais benefícios da transformação digital tributária para as empresas

Redução de custos

A transformação digital é um investimento com retornos financeiros de médio e longo prazo. Ela otimiza e aumenta a eficiência de todo o setor, reduz ocorrência de erros, diminui a necessidade de contratar novos profissionais e evita investimentos incorretos.

Aumento na produtividade

Graças à automação de diversos processos, os colaboradores não precisam despender tanto tempo em tarefas repetitivas e burocráticas, fazendo com que se dediquem aos pontos mais estratégicos do negócio. Além disso, as tecnologias ajudam a reduzir o estresse dos colaboradores, uma vez que melhoram a qualidade do trabalho.

Redução de erros

É plenamente comum que humanos cometam erros em seus trabalhos, principalmente em atividades burocráticas, complicadas e, principalmente, cansativas. A transformação digital soluciona essa questão, já que os computadores conseguem realizar um grande volume de atividades sem cometer falhas, minimizando os riscos da empresa.

Maior eficiência na tomada de decisões

A tomada de decisões é um processo que exige grande dispêndio de tempo, pois é preciso coletar dados reais e concretos, gerar relatórios transparentes e de fácil leitura, desenvolver estratégias, aplicá-las e acompanhar seus resultados.

Uma maior eficiência é obtida ao utilizar plataformas inteligentes que coletam automaticamente informações da empresa, geram diferentes relatórios instantaneamente e aplicam indicadores de desempenho (KPIs) para medir os resultados.

O papel da consultoria tributária na implantação de tecnologias

Uma empresa de consultoria tributária com profissionais experientes e atuantes no segmento é essencialmente importante para fazer implantação correta dos sistemas de inteligência e automação, pois os profissionais realizam o ato sem perder oportunidades de controle e redução de tributos. A empresa pode deixar de conquistar economias por falhas na implantação e parametrização dos sistemas, o que torna necessário o apoio de profissionais especializados no assunto e de visão, somente assim a tecnologia será devidamente parametrizada.

Diante do complexo sistema tributário brasileiro, a transformação digital tributária é uma ferramenta fundamental para minimizar a incidência de autuações e outras penalidades legais do Fisco. Porém, é preciso que a empresa conte com uma boa consultoria para identificar seus problemas e aplicar as soluções adequadas.

Siga nossas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Youtube para acompanhar todos os nossos conteúdos!