fbpx

Saiba como fazer um planejamento financeiro de uma empresa

É muito comum que empresários de pequenos e médios negócios tenham dificuldades de controlar o dinheiro e, principalmente, tenham dúvidas sobre como fazer um planejamento financeiro de uma empresa.

Ter domínio sobre os recursos monetários de uma organização é fundamental para a previsão de prejuízos e de aumento dos lucros. Afinal, se você não sabe exatamente os valores que entram e saem do seu caixa, dificilmente terá conhecimentos suficientes para identificar as perdas e os ganhos.

Pensando nesse desafio, separamos algumas orientações e primeiros passos para que você comece a desenvolver um planejamento financeiro saudável e que esteja alinhado com as características e capacidades do seu negócio. Acompanhe.

Estipule metas

Para começar a entender como fazer o planejamento financeiro de uma empresa, é importante ter em mente que essa organização é influenciada por aquilo que você planeja para o futuro do seu negócio. Portanto, comece pensando em como deseja que a sua empresa esteja em curto, médio e longo prazo, de maneira que estipule as metas e estratégias necessárias para isso.

No entanto, é importante ficar atento a dois aspectos. O primeiro deles é sobre determinar objetivos e metas que estejam de acordo com a realidade e condições do seu negócio, caso contrário, não conseguirá alcançá-las.

Depois, é necessário contar com indicadores e métodos de mensuração, pois é necessário que avalie o desempenho e crescimento do negócio, de modo que saiba se as metas estão sendo cumpridas, ou se precisam de modificações.

Não misture o dinheiro

Este é um erro muito comum de empresários: misturar o dinheiro da empresa com as finanças pessoais. Essa prática é altamente prejudicial tanto para o orçamento doméstico quanto para o planejamento financeiro do seu negócio.

Isso acontece principalmente quando o empreendedor precisa cobrir buracos no caixa da empresa e acaba tirando do seu dinheiro pessoal, ou vice e versa. Essa falta de organização impede que você conheça as entradas e saídas do negócio e da sua casa.

Então, para fazer um planejamento financeiro de uma empresa é imprescindível definir o seu pró-labore, ter contas bancárias diferentes e controles financeiros distintos. Em pouco tempo, verá que muitos gargalos e prejuízos, assim como lucros, serão identificados.

Coloque seu plano em prática

Após estipular metas e separar o dinheiro da empresa, é o momento de colocar o seu plano de ação em execução. Para isso, tenha em mente quais foram as estratégias determinadas para alcançar as suas metas.

Nessa etapa, é fundamental engajar a sua equipe e mantê-la sempre atualizada sobre os objetivos e indicadores utilizados. Afinal, o sucesso da sua empresa também depende dos seus colaboradores e parceiros.

Entender como fazer um planejamento financeiro de uma empresa é, antes de mais nada, ter organização e metas para o futuro. Esses dois aspectos serão o seu ponto de partida para controlar os recursos que entram e saem do seu caixa. Também não se esqueça que a análise de resultados é fundamental para a adaptação e execução dos seus novos objetivos, pois é preciso avaliá-los constantemente.

Que tal receber as nossas novidades no seu e-mail? Basta assinar a nossa newsletter para acompanhar nossas atualizações e dicas que alavanquem o seu negócio.