fbpx

Saiba 4 maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe

Com a rotina corrida de um gestor de empresa, fica difícil avaliar o que cada funcionário tem feito, não é mesmo? No entanto, quando algo não vai bem você percebe justamente no seu bolso. Em momentos assim, pode ser necessário aplicar estratégias para aumentar a produtividade da sua equipe.

Afinal, colaboradores desqualificados, sem engajamento e pouco produtivos afetam diretamente a sua lucratividade, pois erros são cometidos com mais frequência e as vendas deixam a desejar.

Se você tem passado por esse tipo de situação, vamos mostrar, a seguir, algumas orientações práticas que podem ser aplicadas no seu negócio com o intuito de tornar a sua equipe mais eficiente. Veja só.

1. Motive a sua equipe

Primeiramente, é preciso entender que dificilmente a sua empresa terá funcionários eficientes e engajados se eles trabalham desmotivados. Essa falta de vitalidade em realizar as tarefas pode ser resultado de diversos fatores, mas os principais são: falta de incentivos e reconhecimento (principalmente financeiro) e profissionais que precisam ser multitarefas.

Dito isso, forneça um ambiente saudável de trabalho, motive toda a sua equipe por meio de reconhecimentos e bonificações, por exemplo. Além disso, oferecer oportunidades de crescimento é muito importante, principalmente para que os funcionários não sintam que estão estagnados na carreira.

Em pouco tempo, certamente perceberá que não só conseguiu aumentar a produtividade da sua equipe, como também agregou mais lealdade em relação à empresa.

2. Promova treinamentos

A qualificação profissional é a base de qualquer funcionário eficiente e produtivo. Portanto, os treinamentos são ótimos meios de desenvolver as habilidades da sua equipe, promover engajamento e ainda conhecer melhor as capacidades de cada colaborador.

Então, a dica que passamos para aumentar a produtividade de uma equipe é manter palestras, cursos e treinamentos sobre as políticas e tarefas da empresa em dia. Isso pode ser feito tanto internamente, caso você tenha um funcionário qualificado, ou por meio da contratação de empresas especializadas no assunto, como as consultorias.

Não veja isso como um gasto, mas como uma estratégia para reduzir custos gerados pelas falhas, gargalos e falta de eficiência.

3. Defina metas e tarefas

Ter objetivos e metas de vida é necessário para que tenhamos motivos de sair da cama todos os dias, certo? Esse mesmo ensinamento vale para as empresas. A sua equipe precisa ter metas e períodos para a efetivação de cada uma delas. Por exemplo, até o próximo trimestre é preciso reduzir 2% dos custos operacionais.

Para isso, é preciso que você separe e distribua as tarefas de maneira estratégica, sempre lembrando que funcionários sobrecarregados não são eficientes. Então, procure conhecer as habilidades de cada um da equipe, para que cada um faça o que sabe de melhor.

4. Adote a prática do feedback

Os feedbacks e as reuniões regulares geralmente são considerados tarefas importunas e que tomam tempo do setor de Recursos Humanos. Mas comentar sobre a performance de cada um da equipe, apontar de maneira profissional os erros e acertos é uma prática rica para seus colaboradores.

Essa será a oportunidade de você compartilhar os resultados da empresa, alinhar os objetivos e expectativas, bem como manter sua equipe motivada, já que o reconhecimento do bom trabalho é um dos fatores que dá ânimo para os colaboradores.

Aumentar a produtividade da sua equipe não é uma tarefa feita do dia para noite. É necessário desenvolver e oferecer um ambiente saudável para cada colaborador, de maneira que ele perceba que não é só mais uma peça corporativa, mas sim, parte fundamental dos resultados e sucessos do seu negócio.

O que acha de colocar essas orientações em prática o quanto antes? Para ficar por dentro das nossas dicas, siga as nossas páginas no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e também o nosso canal no YouTube!