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Tire agora suas principais dúvidas sobre retorno sobre o investimento

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é uma métrica que revela o quanto foi obtido com um investimento. Com ele é possível avaliar se a sua empresa teve lucro, prejuízo ou se o capital direcionado foi revertido em benefícios.

Essa relação entre gastos e retornos aponta processos ou campanhas que não geram resultado ou indica que pontos devem ser aprimorados para evitar gastos desnecessários. Essa métrica pode, e deve, ser aplicada em todos os tipos de negócios, independentemente do porte ou segmento.

Entenda, a seguir, como calcular o ROI e a importância de conhecer o retorno dos investimentos que vão além das campanhas de marketing e tire as principais dúvidas sobre o assunto.

Por que é importante calcular o Retorno Sobre Investimento?

O ROI é uma métrica econômica, logo, influencia na gestão e planejamento financeiro. Dessa maneira, o cálculo funciona como guia para projetos, uma vez que por meio dele será possível saber quais estratégias geram ou não benefícios para as vendas ou acrescentam à sua receita.

Além disso, é um aspecto importante para planejar as suas metas, pois saberá o tempo que cada campanha ou estratégia leva para se tornar lucrativa. Assim, poderá traçar metas realistas para o seu negócio.

Qual é o prazo do ROI?

O prazo é visto por meio do indicador que mensura o período necessário para recuperar o valor investido. Essa métrica, em conjunto com o cálculo do ROI, é de grande importância para o seu processo decisório.

Afinal, ao obter o tempo que precisa esperar para ter lucro ou benefícios com uma estratégia, você saberá decidir se é viável para o momento ou não, além de conhecer o risco do investimento. Por via de regra, se o retorno for maior que o período máximo tolerado, significa que o investimento não é recomendado. Para tanto, utilize a fórmula:

PRI (Prazo Retorno do Investimento) = investimento total / lucro líquido

Quais são os benefícios de calcular o Retorno Sobre Investimento?

Você estará “dando um tiro no escuro” se fizer um investimento e não avaliar o ROI, pois ele é necessário para verificar não somente como foi o andamento da estratégia, mas também o tempo que levou para obter resultados e o nível de risco.

Acompanhar a métrica beneficia o seu negócio das seguintes maneiras:

  • revela resultados concretos e quantificáveis;
  • permite ordenar os seus projetos por ordem de retorno;
  • mensura a eficiência das suas estratégias;
  • demonstra resultados sobre a eficiência de um projeto;
  • elimina gastos desnecessários e estratégias que não geram retornos satisfatórios;
  • auxilia no aumento da lucratividade.

Quando calcular o ROI?

O cálculo deve ser feito de maneira periódica na empresa, para saber se os resultados aumentaram ou diminuíram com o tempo e identificar algum padrão entre período do ano/mês com a sua lucratividade.

Sendo assim, defina prazos curtos para avaliação, pois os resultados obtidos variam muito conforme o tempo. Além disso, essa é uma métrica voltada para estimativas imediatas.

Afinal, como calcular o Retorno Sobre Investimento?

Apesar da importância, o cálculo do ROI é bem simples. Basta aplicar a fórmula:

ROI= (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento

Para exemplificar, imagine que fez um investimento de R$1.000 em uma campanha de marketing para determinado produto, sendo que, ao final do período avaliado, teve lucro de R$5.000. Logo, o seu cálculo será:

ROI = (5.000 – 1.000) / 5.000

O resultado do seu retorno foi de 0,8. Você pode multiplicar por 100 para encontrar a porcentagem, que no caso, seria 80%.

O Retorno Sobre Investimento deve fazer parte da sua gestão e planejamento de metas, pois pode ser aplicado em campanhas de marketing, bem como em esforços de vendas, eventos e demais estratégias e projetos que possam ser mensurados.

Deseja saber mais sobre lucro? Confira o nosso post com estratégias eficientes para aumentar a sua lucratividade.