fbpx

Veja como melhorar o fluxo de caixa de uma vez por todas

Se você é empresário de um pequeno ou médio negócio, já sabe que entender como melhorar o fluxo de caixa é uma tarefa diária. Afinal, se a sua gestão financeira não vai bem, ou o seu caixa não é monitorado adequadamente, todos os outros processos da empresa são prejudicados, incluindo a sua lucratividade, relacionamento com fornecedores e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Para simplificar, imagine que o fluxo de caixa do seu negócio é o coração da empresa. Ele precisa de nutrientes (recursos financeiros) para o funcionamento de todo o corpo, ou seja, os outros departamentos da empresa, como administrativo, setor de compras e outros.

Considerando esse cenário, separamos algumas dicas para não ter graves problemas relacionados ao seu fluxo de caixa. Confira!

Registre as entradas e saídas

Não há como melhorar o fluxo de caixa se você desconhece as movimentações financeiras da sua empresa. Portanto, é preciso que você registre toda e qualquer entrada, e saída, não importa o valor.

Assim, saberá para onde está indo e de onde está vindo o dinheiro do negócio. Controle esse que é fundamental para que saiba se a organização está tendo prejuízos, lucros e se é possível fazer investimentos e melhorias, por exemplo.

Monitore o seu fluxo de caixa diariamente

O acompanhamento das entradas e saídas que citamos acima precisa ser feito diariamente, não semanalmente. Quanto mais tempo passar após uma movimentação, maiores serão as chances de algo passar despercebido e afetar toda a sua gestão.

Então, reserve um momento da sua rotina na empresa para esse registro, ou anote assim que o valor for movimentado. Dessa maneira, é possível evitar surpresas, bem como valores desconhecidos que o impedem de fazer um bom planejamento financeiro.

Faça previsões

É de extrema importância que organize e planeje o seu dinheiro. No entanto, isso somente é possível quando você faz previsões sobre o seu caixa, pois é necessário que saiba, por exemplo, até que mês o valor X estará disponível. Isso evita que passe por imprevistos financeiros e tenha que recorrer a empréstimos.

Para começar a melhorar o seu fluxo de caixa e não ter muitas dificuldades, faça previsões de curto período, como para os próximos. Se achar que é muito tempo, tente prever o comportamento mensal. O importante é planejar.

Caso encontre muitos desafios no início, você também tem a opção de contar com a ajuda e serviços especializados de uma consultoria empresarial.

Negocie sempre

Negociar prazos e preços é uma estratégia que o ajudará a ajustar as suas compras com o seu ciclo financeiro. Em outras palavras, quanto mais prazo você consegue, menor será a necessidade da quantia de capital de giro. Dessa maneira, consegue fechar e equilibrar as contas no final de cada mês.

Além disso, tentar melhores condições de pagamentos e entregas não sobrecarrega o seu fluxo de caixa, já que ainda há pagamento de funcionários, os tributos e impostos e as despesas da empresa.

Saber como melhorar o fluxo de caixa é ter em mente que precisa de duas coisas na sua rotina: planejamento e organização. Isso é imprescindível se tratando da sua gestão financeira, pois sem monitoramento e um fluxo de caixa saudável é praticamente impossível manter o funcionamento adequado na sua empresa.

Agora que já sabe o que é primordial para o seu controle de caixa, entenda como aumentar a lucratividade para alavancar o seu negócio!