fbpx

O que é e por que adotar a inteligência tributária na sua empresa?

Todo gestor que almeja aumentar a competitividade da sua empresa, garantir sua sobrevivência e sucesso no mercado precisa buscar formas de reduzir a carga de seus tributos. Uma das estratégias mais eficientes para alcançar esse objetivo é a inteligência tributária.

Já ouviu falar desse termo? Continue lendo este artigo para saber o que exatamente consiste essa inteligência, como ela atua na análise de uma empresa e, depois, quais são as vantagens que ela proporciona para sua organização. Boa leitura!

No que consiste a inteligência tributária?

Também conhecida como inteligência fiscal, trata-se de um conjunto de práticas adotadas por organizações para tornar a gestão tributária mais eficiente. Essas medidas podem ter diferentes objetivos, como:

  • evitar a ocorrência de riscos fiscais;
  • minimizar os impactos negativos da tributação;
  • aperfeiçoar o cumprimento das obrigações tributárias, tornando-a mais prática, eficiente e segura.

Essa inteligência é fundamental para exercer uma gestão financeira e fiscal mais eficaz. Os gestores que a negligenciam acabam perdendo oportunidades e deixam a empresa à mercê da sorte, já que aumentam a probabilidade de ocorrerem problemas com o Fisco.

Como ela atua no diagnóstico tributário da empresa?

Para implementar a inteligência tributária, será preciso contratar uma empresa de consultoria especializada na área fiscal e tributária. Na prática, os profissionais realizarão um diagnóstico bastante detalhado, que inclui:

  • identificação de eventuais oportunidades, benefícios e incentivos para reduzir carga tributária;
  • busca por gargalos e erros na gestão tributária;
  • aperfeiçoamento dos processos e controles internos da empresa.

Percebe-se que o diagnóstico não tem como finalidade apenas identificar falhas e corrigi-las, como também encontrar oportunidades e aproveitá-las. Além disso, os consultores utilizam indicadores-chave de desempenho (KPIs) para mensurar os resultados obtidos.

Com esse processo, os consultores e gestores conquistarão dados que servirão de orientação para que o empreendedor defina os caminhos mais seguros para alcançar seus objetivos, já que eles saberão de forma mais transparente e precisa os impactos dos tributos na empresa.

Quais são os benefícios da inteligência tributária?

As vantagens de um serviço completo de inteligência tributária estão diretamente ligadas ao alinhamento dos processos da empresa à legislação brasileira, seja para cumpri-la e evitar multas, seja para aproveitar de seus benefícios. Saiba mais, a seguir!

Realização de planejamento tributário

O planejamento tributário ou elisão fiscal é um conjunto de ações que aproveita de benefícios legais ou lacunas na lei com três finalidades:

  • evitar a incidência de um determinado tributo sobre a empresa;
  • reduzir o montante total a ser recolhido em tributos;
  • postergar o pagamento sem a incidência de multas.

Isso pode ser atingido de diferentes maneiras, como a escolha de um regime tributário mais adequado, alteração nas características dos serviços ou produtos etc.

Identificação de incentivos fiscais

No sistema tributário brasileiro existem incentivos fiscais para empresas de determinados ramos ou portes. Eles podem ser disponibilizados pelos governos estaduais, municipais ou federal.

Porém, muitos empreendedores deixam de aproveitar dessas facilidades por não saberem da sua existência. Esses benefícios geram grandes economias à empresa, auxiliando no seu desenvolvimento saudável e na criação de diferenciais competitivos — como redução de preços, aumento dos lucros para atrair investidores etc.

Devolução de impostos

Muitas vezes uma empresa recolhe mais impostos que o exigido pela lei, ou recebem créditos tributários, gerando o direito de solicitar a devolução dos tributos. Para isso também é necessário ter o apoio de especialistas que conheçam o procedimento de recuperação, realizem os cálculos corretamente e garantam o sucesso da operação.

A inteligência tributária traz benefícios que resultam em ganhos para os resultados da empresa, consistindo em uma ferramenta importante para garantir a competitividade do negócio. Entretanto, será necessário contratar uma consultoria personalizada para atender as necessidades específicas de cada organização.

Gostou das dicas e quer receber mais publicações como esta diretamente no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter! É gratuito!