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Entenda o que é outsourcing e quais os benefícios para a empresa

O mundo corporativo moderno é marcado por setores cada vez mais estratégicos e especializados. Isso significa que diversos departamentos das empresas são excepcionalmente eficazes, otimizados e desempenham papel crucial no sucesso do negócio. Mas, para aproveitar esse benefício e garantir o desenvolvimento da empresa no mercado, é fundamental que o empreendedor saiba o que é outsourcing.

Por isso, elaboramos este post que explica o que é outsourcing, como ele funciona, quais são seus tipos, seus benefícios e como implementá-lo da forma mais adequada no negócio. Confira esta leitura para saber como aumentar a competitividade de seu negócio!

O que é outsourcing e como ele funciona?

Basicamente, consiste na contratação de uma empresa para desempenhar determinação função dentro de outra. Qualquer serviço para o qual a contratante não tenha expertise ou infraestrutura para desempenhar, ou ainda para maximizar a sua efetividade, pode ser objeto de outsourcing e transferido a uma equipe altamente especializada.

Não se deve confundir esse conceito com terceirização. Essa última é destinada às atividades mais simples, como limpeza e portaria. Já o outsourcing é utilizado para contratar empresas de áreas excepcionalmente complexas, como contabilidade e finanças. A diferença consiste no fato de que as parcerias estratégicas do outsourcing geram resultados inovadores, de mútuo benefício e que desenvolvem exponencialmente o negócio.

Quais são os tipos de outsourcing mais utilizados?

Contábil

Um dos tipos mais contratados, os especialistas auxiliam os gestores nas questões legais, mantêm o recolhimento dos tributos em dia, fazem a folha de pagamento e balanços. Além disso, atuam também diretamente nas questões estratégias da empresa desenvolvendo planejamentos contábeis e relatórios gerenciais importantes para tomada de decisão. Entre outras atividades, realizam serviços como:

  • escrituração dos livros e registros no SPED Contábil;
  • processamento dos registros conforme a lei;
  • elaboração de balancetes relatórios contábeis;
  • elaboração de demonstrações financeiras;
  • adaptação das demonstrações financeiras às normas internacionais (IFRS).

Fiscal

Esse outsourcing tem a finalidade de facilitar os processos de negócios na área fiscal, aprimorando as operações da empresa. Alguns exemplos de atividades prestadas são:

  • organização dos recibos;
  • escrituração de livros fiscais;
  • relatórios e análises gerenciais adequados às necessidades dos clientes;
  • geração e validação de obrigações acessórias dos tributos municipais, estaduais e federais;
  • preparação, cruzamento e envio de obrigações fiscais eletrônicas, como DCTF, ECD, ECF, EFD-Contribuições, entre outros.

Tributário

A legislação tributária brasileira é extensa e complicada, além dos valores dos recolhimentos serem excepcionalmente elevados. O outsourcing atua na diminuição da carga tributária de forma legal, auxiliando o gestor em:

Departamento pessoal

Esse departamento é responsável por fazer a gestão dos funcionários da empresa. A equipe de outsourcing pratica com eficiência e agilidade a gestão de:

  • folha de pagamento;
  • licenças, atestados e férias;
  • acompanhamento de frequências;
  • marcação de pontos;
  • benefícios;
  • passivos trabalhistas.

Tecnologia da Informação (TI)

As empresas podem se beneficiar da tecnologia para automatizar seus processos, o que otimiza e maximiza a produtividade de todos seus setores. O outsourcing inclui o fornecimento de equipamentos, o gerenciamento de dados, suporte constante e transformação dos processos e mais.

Quais são os benefícios de investir em outsourcing para o negócio?

Esse conceito tem transformado o mercado de forma generalizada, já que esses departamentos são peças-chaves para o sucesso da empresa e permitem que ela desenvolva diversas vantagens competitivas para se destacar no mercado. Os principais proveitos obtidos ao implementar a estratégia são:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • foco no cliente;
  • minimização dos riscos;
  • aumento da competitividade.

Qual a importância de uma consultoria especializada na sua implementação?

Não basta contratar uma empresa de outsourcing para receber seus benefícios. É preciso que uma consultoria especializada ajude os gestores a iniciar esse processo e implementar as mudanças com sucesso. A consultoria faz um diagnóstico da situação, identifica falhas e apresenta soluções, capacitações e treinamentos, intermedeia negociações e mais, tudo com objetivo de garantir sucesso da empresa.

Ao entender o que é outsourcing, percebe-se que são várias áreas que podem ser contratadas. Optar por essa estratégia fornece diversos benefícios ao negócio que geram diferenciais competitivos irrecusáveis, mas é fundamental o apoio de uma consultoria para que o processo seja bem-sucedido.

Quer saber mais sobre o assunto? Mande uma mensagem e conheça nossos serviços de outsourcing!