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Confira 5 dicas incríveis sobre como aumentar o lucro da empresa

Saber como aumentar o lucro da empresa é uma dúvida entre os empresários. Afinal, quer seja em um pequeno negócio, quer seja em uma grande organização, sócios e proprietários esperam o retorno dos recursos, tempo e energia que investem.

O problema é que, muitas vezes, cometemos erros, porque esquecemos a importância de planejar o passo a passo para aumentar receitas, reduzir custos e melhorar margens, como praticar preços abusivos, cortes em áreas essenciais e apostas em segmentos inviáveis.

Então, para oferecer um direcionamento correto, listamos 5 dicas para aumentar o lucro da sua empresa de maneira segura. Continue a leitura e faça as mudanças necessárias no seu negócio!

1. Separe as contas

Manter contas pessoais e empresariais juntas reduz o conhecimento sobre a situação financeira do negócio. Além disso, com a prática, os proprietários gastam valores necessários ao ciclo operacional ou aos investimentos da organização, acreditando se tratar de lucro.

Por isso, o primeiro passo é aumentar o grau de profissionalismo da gestão financeira, mantendo registros adequados de despesa, receita e lucratividade, bem como regras para retirada de valores, como é o caso do pro labore.

2. Aposte na tecnologia

A etapa seguinte é minimizar despesas e maximizar receitas. Entre as possíveis melhorias, está a transformação digital dos setores, que pode ter seu impacto facilmente medido, comparando-se o preço pago pela tecnologia com os acréscimos de lucratividade após a sua implementação.

Um jeito fácil de começar é pelas áreas de gestão fiscal, financeira, contábil e de RH. Nesses departamentos, além de ser possível centralizar as informações em um único software, o investimento não exige grandes mudanças de estrutura física, existindo, até mesmo, serviços em que basta um dispositivo com internet.

Artigoeriormente, com o negócio mais organizado, avalie mudanças na produção, vendas, atendimento ao cliente e demais áreas, principalmente com tecnologias que automatizam tarefas, reduzam desperdícios e aumentem o valor agregado aos produtos e serviços.

3. Tenha um diferencial

Também é importante pensar, ao lado dos ganhos de eficiências em processos e sistemas internos, as melhorias que você pode fazer para se destacar no mercado.

Identifique segmentos de produto

Um segmento corresponde a um produto (ou serviço) relacionado à determinado grupo de pessoas, ou seja, o que você entrega e para quem você entrega: almoço para trabalhadores locais, comida rápida para adultos e adolescentes, máquinas de costura para empresas de pequeno porte, por exemplo.

Procure formas de construir diferenciais

Dedique-se aos segmentos com maior potencial de vendas e receitas a um custo razoável. A partir de então, aplique ferramentas de desenvolvimento para levantar e aplicar melhorias possam destacá-los dos concorrentes, como o design thinking e o PDCA.

4. Encante o cliente

Outro ponto que pode maximizar receitas é oferecer experiências. Quando uma empresa é capaz de encantar o cliente, o valor percebido aumenta e, com ele, a disposição para comprar e pagar mais. Há diversas iniciativas nesse sentido:

  • investir em fidelização;
  • qualificar os colaboradores em atendimento ao cliente;
  • estruturar processos de pós-venda para acelerar a solução de problemas;
  • ter canais de atendimento claros e facilmente identificáveis.

5. Firme parcerias

Um último ponto importante é manter a empresa aberta a ajuda externa e procurar parceiros que possam contribuir com a organização. Isso pode ocorrer tanto em projetos específicos— promoções, concessão de benefícios aos cliente — como na obtenção de conhecimento especializado em uma consultorias empresarial.

Esse segundo aspecto facilita a implementação de mudanças.Por isso, ao pensar em como aumentar o lucro da empresa, priorize áreas que podem trazer resultados imediatos e busque o auxílio de especialistas. A seguir, com recursos extras, invista na melhoria contínua de processos, produtos e serviços.

Quanto aos resultados, o ideal é acompanhar mês a mês, comparando com o histórico da organização. O impacto será a diferença entre o que aconteceu com a intervenção e o que teria acontecido, considerando períodos similares, caso ela não tivesse ocorrido.

Sendo assim, além de saber como aumentar o lucro da empresa, você acompanhará quais medidas foram mais efetivas e corrigirá erros, otimizando gradativamente os resultados.

Se quiser um bom ponto de partida, leia nosso texto sobre como a transformação digital tributária impacta os negócios!