fbpx

Como o diagnóstico financeiro pode ajudar no crescimento do negócio?

O diagnóstico financeiro é a análise estruturada de uma empresa em que, a partir do levantamento de informações e documentos, os responsáveis avaliam a performance do setor e da organização como um todo.

A prática considera não apenas os resultados refletidos pelas despesas, receitas, fluxo de caixa, lucratividade etc., mas as suas causas, principalmente a relação das finanças com os processos, estratégia e modelo de negócios. Consequentemente, é um importante instrumento para nortear ações e esforços.

Neste post, abordaremos alguns motivos que tornam o diagnóstico financeiro importante para as empresas que desejam melhorar os resultados e crescer de maneira sustentável. Não deixe de conferir!

Identificação de novas oportunidades

Avaliar um negócio não é uma prática restrita a entender o que é feito de errado. Em conjunto com a identificação de erros, os especialistas investigam o potencial da empresa, orientando o gestor quanto à alocação de esforços.

Há uma longa lista de oportunidades que podem vir à tona quando as informações são levantadas e tratadas da maneira correta. Vejamos exemplos do que pode contribuir com o crescimento da sua empresa:

  • exploração de produtos secundários ou de novos segmentos de mercado;
  • construção de vantagens e diferenciais competitivos;
  • indicação de estratégias para pagar menos tributos;
  • melhoria dos processos direcionados aos clientes.

Maior agilidade da análise do negócio

Outro objetivo do diagnóstico financeiro é separar, entre o mundo de informações que uma empresa produz, o que verdadeiramente interessa ao gestor. Trata-se de expor a performance para fins administrativos, e não apenas jurídicos, como muitas vezes acontece com dados contábeis e financeiros.

A consequência é mais agilidade no processo de entender o negócio e tomar decisões, permitindo uma resposta mais célere às mudanças de cenário.

Diminuição de custos

O diagnóstico financeiro é responsável, ainda, por buscar mais eficiência nos processos, a fim cortar despesas. Normalmente, isso passa pela comparação dos padrões adotados pelas melhores companhias com as práticas internas e sugestão de medidas concretas para reduzir essa lacuna.

A análise, nesse sentido, permite minimizar custos por toda a organização, especialmente nos chamados 6Ms:

  • medida — custos gerados por decisões tomadas;
  • máquina — pela tecnologia empregada;
  • mão de obra — pelas ações e qualificação dos colaboradores;
  • método — pela maneira como as atividades são realizadas;
  • matéria-prima — pela escolha dos recursos consumidos pelos processos;
  • meio ambiente — por elementos presentes no contexto da empresa.

Um exemplo simples é a redução de tributos. Além de considerar as leis, que integram o ambiente da empresa, mudanças na tecnologia utilizada, na qualificação dos colaboradores e nos métodos de apuração podem contribuir para minimizar esse custo.

Redução de desperdícios

Outra vantagem, nesse sentido, é saber o que não está bem empregado, seja porque não gera valor suficiente para compensar o investimento, seja porque, alocado de outra maneira, poderia gerar melhores resultados.

Nesse sentido, o corte de desperdícios pode ser uma forma rápida de colher resultados com o diagnóstico, uma vez que seus efeitos são percebidos no curto prazo.

Melhoria do controle

As técnicas de diagnóstico também permitem identificar claramente o que acontece com os recursos financeiros da empresa, ou seja, você saberá o destino de cada valor que é colocado dentro do negócio, custos dos produtos, despesas com logística, receitas geradas por venda etc.

O maior controle também permite acompanhar a evolução da saúde financeira e comparar o desempenho posterior às intervenções com o histórico da empresa. Igualmente, é possível ter mais previsibilidade sobre o futuro com projeções embasadas em dados.

Vale ressaltar que a melhor forma de realizar o diagnóstico financeiro é buscar uma consultoria especializada. Um projeto desse tipo exige a soma de conhecimentos de diferentes áreas, como contábil, fiscal e societária, para entender as operações da empresa e traduzi-las de modo compreensível para o gestor.

A X7 Consultoria, por exemplo, foi fundada em fevereiro de 2006 e investe continuamente na qualificação de equipes para oferecer esse suporte, além de contar com a experiência de diversas implementações.

Sendo assim, se você se interessou pelo diagnóstico financeiro, o caminho recomendável é buscar o know-how necessário para que realizar uma análise que, de fato, contribuirá com o crescimento da sua empresa.

Para tirar todas as dúvidas e encontrar um serviço de excelência, entre em contato conosco!