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Diagnóstico empresarial: Guia definitivo para realizar

A sua empresa estagnou no tempo e não apresenta resultados, mas você não sabe onde estão os gargalos e os desequilíbrios? Apesar de ser comum, essa situação é mais prejudicial para a saúde do seu negócio do que você imagina — principalmente se os problemas não forem identificados e resolvidos em tempo hábil. Portanto, para fazer isso é necessário um diagnóstico empresarial.

Esse levantamento completo sobre processos, estratégias e a realidade de uma empresa servirá como norte para os procedimentos decisórios e para eliminar qualquer desarmonia que esteja inviabilizando os resultados, o crescimento e as suas atividades.

Dada a importância de um diagnóstico empresarial completo, confira neste guia do que se trata essa avaliação e como colocá-la em prática para evitar problemas irreversíveis no seu negócio. Boa leitura!

O que é diagnóstico empresarial?

Um diagnóstico empresarial é uma metodologia feita para avaliar a situação geral de um empreendimento. Por meio de algumas ferramentas é possível fazer análises técnicas, tanto quantitativas quanto qualitativas, para entender a fundo o desempenho de uma empresa, possíveis gargalos ou setores que precisam de melhorias.

Podemos comparar esse diagnóstico empresarial com o check-up que fazemos quando vamos ao médico — sendo que essa avaliação aprofundada e minuciosa orienta os gestores sobre o que realmente importa, ou seja, sem gasto de tempo ou recursos com processos ou áreas pouco relevantes.

Para esse estudo é feita uma análise sistêmica que busca informações desde o início das atividades da empresa, para que todos os problemas ou sinais de possíveis prejuízos possam ser revelados, bem como as suas causas.

Ao contrário do que grande parte dos gestores imaginam, o diagnóstico não deve ser feito somente quando a organização já está quase fechando as suas portas. Esse processo deve ser colocado em prática sempre que você:

  • Perceber paralisação dos resultados;
  • Desejar verificar a eficácia de estratégias e processos;
  • Precisar avaliar as habilidades da sua equipe de trabalho;
  • Identificar lacunas e demandas de mercado.

Qual a importância de fazer um diagnóstico empresarial?

Assim como nós ficamos doentes, fragilizados e temos nossos momentos de fraquezas, as empresas também passam por problemas em sua saúde financeira, operacional e administrativa.

Nesse caso, o diagnóstico empresarial será responsável por identificar as possíveis debilidades, oportunidades, gargalos e ameaças. Isso permite que planos de ação sejam traçados antes mesmo de haver grandes e irreversíveis prejuízos.

Por meio dessa “avaliação 360º” não é feita somente uma análise financeira da empresa — que por si só já pode revelar diversos desequilíbrios —, mas de todos os processos internos e externos.

A importância de buscar por esse estudo organizacional está exatamente em adquirir informações para solucionar erros e instabilidades que estejam impedindo o crescimento do negócio ou a continuação das atividades.

Evidenciar as desarmonias estruturais e processuais de uma empresa e cruzar com a realidade de mercado é uma ação indispensável para orientar sobre o caminho que deve você seguir na sua gestão e os objetivos da empresa, de acordo com a realidade em que ela se encontra.

Vale ressaltar também que, apesar de os momentos de fragilidade serem o foco principal de eficiência do diagnóstico empresarial, os seus benefícios não se resumem a solução de gargalos.

Quando o seu diagnóstico está em dia é possível identificar forças e fraquezas da sua empresa em relação ao mercado e à concorrência. Com essas informações, você terá embasamento para orientar as suas decisões e a sua equipe, de modo que as oportunidades sejam aproveitadas e os pontos fracos solucionados.

O que um diagnóstico empresarial eficiente pode proporcionar para a empresa?

Cada empresa tem o seu modo de operar e as suas particularidades. Por isso, dificilmente existem fórmulas e soluções prontas para resolver os desequilíbrios de uma organização. Aliás, o primeiro desafio está ainda em identificar os problemas!

Entenda como o diagnóstico pode atuar na sua empresa e confira os resultados proporcionados por essa avaliação.

Define os fatores prioritários na administração

Organizar e estabelecer as prioridades de gestão é algo necessário para não desperdiçar recursos financeiros e de tempo em processos que, no momento, não são prioridades.

Entretanto, para que isso seja possível, você precisa identificar as áreas críticas da empresa e que estão mais fragilizadas — e é aí que o diagnóstico empresarial começa a atuar.

Por meio de uma avaliação sistêmica e completa, os gestores terão dados, informações e valores para justamente identificar quais são esses setores que passam por emergências e precisam de planos de ação.

Definir os fatores prioritários da sua administração é o primeiro passo para traçar estratégias que objetivam a restauração do seu equilíbrio. Assim, não se corre o risco de atuar em aspectos que não geram tantos resultados ou que não estejam em estado de alerta.

Estuda profundamente os setores

O diagnóstico empresarial é a ferramenta que estuda atividade por atividade, setor por setor e processo por processo. Com esse instrumento é feito um estudo sistêmico e dinâmico sobre tudo o que envolve o seu negócio. É como fazer um raio x da sua empresa, a fim de enxergar profundamente tudo o que vem acontecendo.

Com as informações e resultados desse estudo, além de identificar fraquezas e pontos fortes, você terá dados para traçar estratégias que trabalhem para reduzir custos operacionais.

Essa utilização eficiente dos recursos e eliminação de desperdícios de dinheiro também gera importantes meios para melhorar o fluxo de caixa. Em consequência, os planejamentos estratégico e financeiro serão mais acertados, de modo que se tenha melhor visão sobre faturamento, capital de giro e lucratividade.

Levanta indicadores da empresa

Muito se fala sobre a importância de investir em bons softwares para a coleta de dados e indicadores do negócio. Essa é uma estratégia indispensável considerando a necessidade de automação por parte das empresas, o aumento da concorrência e o cenário econômico extremamente volátil.

No entanto, de nada adiantará ter os melhores sistemas se você não levanta, trata e utiliza as informações, valores e dados gerados pelos indicadores a favor da sua empresa. Um dos procedimentos realizados durante um diagnóstico empresarial é a análise das métricas mais relevantes para a atual situação do negócio.

Para tanto, podem ser levantados desde Indicadores-chave de desempenho (KPIs) sobre satisfação dos clientes até sobre a sua lucratividade. Para não perder tempo e recursos avaliando dados que não sejam tão relevantes, é importante priorizar aqueles que são cruciais para o seu negócio e que influenciam a rotina e o progresso da empresa.

Entre os KPIs mais importantes destacamos duas métricas fundamentais. Em primeiro lugar, os indicadores de estratégia, que possibilitam avaliar se os objetivos e planos de ação de médio e longo prazo estão caminhando conforme o esperado. Em segundo, temos os indicadores de processos que são usados para estudar a rotina interna do negócio, incluindo a performance da sua equipe e das ferramentas.

Mensura o crescimento da empresa

Para medir o crescimento da sua empresa não basta levantar dados sobre a captação de clientes ou simplesmente se orientar pelo faturamento. Aliás, existem empresas que faturam, mas não lucram!

Os resultados positivos e a taxa de crescimento de um negócio requerem uma análise de dados sobre o último ano, principalmente para levantar informações sobre a receita, sua participação no mercado — market share — e sobre o alcance das suas estratégias e objetivos.

Considerando que o diagnóstico empresarial mapeia toda a sua organização, identifica desfalques e oportunidades, será possível ter informações suficientes para mensurar se o negócio apresentou crescimentos, se está estagnado ou se teve resultados negativos.

Analisa a viabilidade financeira

A análise de viabilidade financeira é um estudo que visa avaliar se determinada atividade é rentável e viável para a empresa ou não. Para isso, é feito um balanço sobre o investimento necessário e o retorno que ele oferece.

Por via de regra, se os custos forem menores que a receita gerada é sinal que a atividade ou investimento são benéficos para o seu negócio. Entretanto, se os recursos necessários forem maiores que o retorno é sinal de prejuízo.

Para colocar essa análise em prática é necessário fazer o diagnóstico das suas receitas, do seu capital de giro, dos processos internos e do mercado. Somente com essas informações é possível chegar ao breakeven — que é o tempo em que os custos começam a gerar lucro.

Possibilita mais agilidade para a competitividade

Além de solucionar desarmonias financeiras e processuais, o diagnóstico empresarial possibilita maior competitividade ao seu negócio. Isso acontece pelo fato de que você terá domínio das suas fraquezas e dos pontos fortes do seu negócio, além de poder identificar com antecedência as oportunidades de mercado.

Tudo isso, em conjunto com estratégias para fidelização de clientes e boas campanhas de marketing, é possível sair na frente da disputa acirrada que existe em qualquer tipo de setor. Entretanto, é fundamental conhecer o seu mercado de atuação, uma vez que o cenário tem sido de volatilidade e imediatismo.

Revisa a sua gestão fiscal e tributária

Você sabia que muitas empresas pagam mais impostos do que realmente precisam? O Brasil já é mundialmente conhecido por ser um dos países com o sistema tributário mais complexo. Afinal, além dos diversos tributos e obrigações acessórias, as leis são alteradas frequentemente.

Em razão dessa complexidade, é comum que os setores contábeis das empresas se percam e paguem mais do que o necessário, sendo que isso é extremamente prejudicial para a área financeira.

O diagnóstico empresarial também atua fazendo uma revisão da sua gestão fiscal e tributária, a fim de identificar possíveis aplicações da elisão fiscal. Desse modo, o seu negócio ficará legalmente dentro do formato mais adequado.

Como fazer o diagnóstico empresarial em 3 passos?

O sucesso do seu diagnóstico empresarial depende diretamente de um processo de implantação bem estruturado. Confira os principais passos para começar o raio x do seu negócio!

1. Analise a situação

Como o diagnóstico atua em diversas áreas de uma empresa, é necessário fazer um apanhado para coletar o máximo de dados e informações sobre atividades, setores e processos. Para isso, reúna documentos contábeis e financeiros, relatórios, busque por indicadores e informações coletadas dos seus sistemas.

2. Descreva os problemas

Após reunir todos os resultados e dados da sua empresa e analisá-los, você já terá uma ideia sobre o que não vai bem. Então, o próximo passo será descrever os desequilíbrios identificados, para que se possa identificar a causa e possíveis soluções.

3. Proponha estratégias para solução

Com a empresa mapeada e os problemas identificados, é o momento de traçar as soluções e planos de ação para contornar a situação. Para tanto, é importante ter em mente que as medidas de intervenção não apresentarão resultados do dia para a noite.

É necessário pensar em estratégias bem desenhadas e que estejam de acordo com a situação e condições financeiras da empresa. A fim de que as medidas sejam eficientes é preciso contar com toda a sua equipe, tanto para propor as medidas quanto para colocá-las em prática.

Por que vale a pena contar com uma consultoria especializada na realização do diagnóstico empresarial?

A rotina de empresários e gestores é bem conturbada e corrida. Ao mesmo tempo que precisam propor soluções para os gargalos, é necessário manter as atividades em funcionamento.

Nem sempre os profissionais responsáveis por essa administração têm conhecimentos suficientes para fazer um diagnóstico empresarial aprofundado sobre a empresa. Afinal, além de processos internos, é preciso estudar o mercado e alguns outros procedimentos externos.

Exatamente por isso é que a melhor solução é contar com uma consultoria especializada nesse tipo de estudo. Os profissionais estão atualizados sobre metodologias, estratégias e os acontecimentos do mercado. Com uma visão ampla e neutra — não há intervenção sentimental, como pode acontecer com gestores e empresários —, os consultores conseguem identificar problemas e orientar sobre as melhores soluções com mais praticidade.

Para isso, uma consultoria especializada faz um verdadeiro mergulho nas suas finanças, no setor contábil, de pessoas e em todas as operações que estão ativas.

A X7 Consultoria tem mais de 12 anos de mercado e é especializada em fazer diagnóstico empresarial nos mais variados segmentos. Com consultores especializados, você poderá contar não somente com a análise da situação da sua empresa, mas também em assuntos societários, tributários, contábeis, de custos e demais soluções que envolvem os resultados de um negócio.

O diagnóstico empresarial é uma ferramenta que deve ser feita por todo tipo de empresa, independentemente de estar passando por momentos de dificuldades ou não. Por meio desse exame completo é possível alavancar o negócio! Para isso, conte com consultorias especializadas e com processos atualizados.

Precisa fazer um diagnóstico na sua empresa a fim de identificar fraquezas e oportunidades? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para conhecer os nossos serviços!