fbpx

Principais Indicadores Financeiros: Veja os 4 principais para sua empresa

Para que uma empresa possa crescer, é fundamental que seus gestores sejam capazes de analisar dados e os principais indicadores financeiros que traduzem pontos chave do negócio. Um dos mais importantes desses elementos são os indicadores financeiros.

Com eles, você conseguirá desenvolver informações precisas que auxiliarão na análise da sua performance, bem como, também serviram como embasamento para tomada de decisões importantes e que podem impactar diretamente no futuro da empresa.

Neste artigo, mostraremos quais são os principais indicadores financeiros que você precisa conhecer, bem como, suas formas de apuração e utilização. Acompanhe!

A importância do plano de ação neste processo com os principais indicadores financeiros

Antes de entrarmos diretamente no tema, temos que destacar a importância do plano de ação para a análise dos indicadores financeiros. Essa ferramenta, é utilizada para acompanhar as atividades que estão sendo executadas para atingir determinados objetivos.

Nesse sentido, os indicadores financeiros devem ser parte integrante do seu plano de ação. Eles o auxiliarão na análise das atividades realizadas e fornecerá informações preciosas sobre o andamento das suas metas e objetivos.

Os principais indicadores financeiros que você deve conhecer

Agora, vamos mostrar quais são os principais indicadores financeiros que você poderá utilizar em seu negócio para avaliar o cumprimento de planos de ação, bem como, outras estratégias necessárias para o desenvolvimento da sua empresa.

1. Margem bruta

Margem bruta é um indicador que mostra o quanto sua empresa ganha quando vende determinado produto ou serviço, descontando os gastos que foram necessários para colocar esse item à disposição dos seus clientes. O cálculo é feito de forma muito simples, basta diminuir os custos diretos variáveis e as deduções da sua receita obtida e multiplicar por 100.

2. Margem EBITDA

Índice chamado de EBITDA traduz o quanto a empresa é capaz de gerar de lucro ou prejuízo na execução exclusiva de suas atividades, desconsiderando possíveis efeitos financeiros e pagamentos de tributos ocorridos. Sendo assim, ele é calculado pela seguinte fórmula EBITDA = Lucro operacional líquido + depreciação + amortização.

3. Margem líquida

A margem líquida é um indicador capaz de mostrar o lucro auferido em cada unidade vendida no seu negócio. Nesse sentido, quanto melhor for esse indicador maior será a sobra de recursos que a empresa terá após o recebimento das vendas e dedução de todas os gastos necessários. Para chegar ao cálculo desse indicador deve ser aplicada da seguinte formula: ML = (lucro líquido/vendas) x 100.

4. Custos fixos e variáveis

Custos fixos e variáveis, apesar de terem conceitos bem difundidos entre os empresários, também são considerados indicadores financeiros importantes. Os primeiros, são aqueles que serão gerados, independentemente, do aumento ou diminuição da produção do seu negócio.

Os variáveis, por sua vez, podem sofrer alterações ao longo do período de acordo com o volume de produtos ou serviços que são gerados na empresa.

Outros dos principais indicadores financeiros que são importantes para o seu negócio

Além desses, existem outros indicadores que não têm natureza financeira, entretanto, são extremamente importantes para potencializar a gestão da sua empresa. Um deles é o grau de satisfação dos clientes.

Conhecer esse indicador é tão importante quanto se aprofundar nos que foram mencionados. Afinal, saber se seus clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços que adquirem em seu estabelecimento é essencial para poder conhecer melhor as suas necessidades e anseios para, posteriormente, oferecer soluções adequadas, possibilitando aumentar suas vendas.

O Marketing Share Também é um indicador interessante para ser avaliado em seu negócio. Ele determina o grau de participação que uma empresa possui no mercado em termos de vendas de determinados produtos.

Em outras palavras, ele mede a fração do mercado que é controlada pela sua empresa, sendo uma excelente forma de avaliar a performance perante seus consumidores, bem como, com as empresas que fazem concorrência com a sua.

Por fim, podemos concluir que os indicadores financeiros são ferramentas cruciais para gerenciar um negócio como um todo ou, analisar planos de ação e elaborar um planejamento financeiro. Também, é importante ressaltar que ele pode ser utilizado por qualquer empresa independentemente da sua atividade ou nível de faturamento.

Gostou do artigo de hoje? Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então, siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma nova postagem. Facebook, Instagram, Twitter, YouTube.