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Saiba como calcular o ticket médio da empresa e se aproveitar disso!

Você sabe qual é o valor médio que seus clientes gastam na sua empresa? Entre tantos indicadores fundamentais para orientar as suas decisões e estratégias, destacamos o ticket médio. Essa métrica está diretamente relacionada ao atendimento oferecido, qualidade e precificação dos seus produtos ou serviços.

Portanto, é preciso traçar metas e estabelecer processos que visem aumentar o valor que seus consumidores gastam, uma vez que isso impacta no seu faturamento e, consequentemente, na sua lucratividade e crescimento.

A seguir, entenda mais sobre o ticket médio e saiba como calcular e elevar esse indicador no seu negócio.

O que é ticket médio?

Esse é um indicador que revela valor médio de gastos dos seus clientes na sua empresa. O ticket médio pode, e deve, ser avaliado e considerado em empresas de qualquer segmento (vendas ou prestação de serviços) e de todos os portes.

É uma métrica que revela o desempenho das suas vendas, uma vez que é possível aplicá-la em diferentes produtos ou serviços do seu negócio. Os resultados obtidos precisam ser considerados na sua tomada de decisões, principalmente nas suas estratégias, pois indicam quais itens são de maior interesse do seu público.

Como é um indicador extremamente importante, uma vez que ele indica o comportamento do consumidor, o ideal é calculá-lo mensalmente. Assim será possível orientar melhor as campanhas de marketing e a equipe.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo desse indicador é bem simples, pois basta levar em consideração o volume de vendas do período avaliado e o número de clientes. A fórmula é:

Ticket médio = valor total das vendas/número de clientes que compraram o produto.

Para exemplificar, suponha que o seu negócio tenha somado R$5.000,00 em vendas, sendo que 25 clientes fizeram compras. Logo, a conta fica: ticket médio = 5.000,00/25. Então o valor médio gasto por cliente foi de R$200.

Afinal, como aumentar o ticket médio?

As estratégias que embasam o aumento do ticket médio são relacionadas ao impulsionamento de vendas e elevação das taxas de fidelização de clientes. Confira algumas dicas.

Ofereça descontos e cartão de fidelidade

Descontos acumulativos e cartões fidelidade que acumulam pontos e bônus são excelentes maneiras de atrair a preferência do consumidor. Esse tipo de prática, além de aumentar o gasto médio dos compradores, ajuda a fidelizá-los, já que eles terão a sensação de estarem sendo presenteados com vantagens, sendo que isso é um dos pilares da satisfação.

Agregue valor aos seus produtos e serviços

O seu produto ou serviços deve ter algo além de somente um preço competitivo. Afinal, diversas pesquisas comprovam que os clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.

Dito isso, invista no atendimento de excelência, humanizado e que preze não só o pré-venda, mas também o pós, que conta muito na decisão do consumidor. Desse modo, você estará agregando valor aos seus serviços e não apenas vendendo um produto.

Aumente o mix de produtos e serviços

Quanto maior for a lista de itens disponíveis e serviços que podem ser oferecidos, menores são as chances de o comprador ter que ir até o concorrente encontrar algo. Além disso, quanto mais produtos relacionados às necessidades dos clientes você tiver, mais ele comprará.

O ticket médio é um indicador do comportamento do comprador e o resultado das suas estratégias de vendas. Portanto, deve estar em constante avaliação e atualização, para que possa embasar as suas decisões, orientar a sua equipe e aprimorar os seus processos.

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